Mundo da Lua Acampamento

  • Inscrições abertas!

    Inscrições abertas!

  • Momentos inesquecíveis!

    Momentos inesquecíveis!

  • Suas férias no MDL!

    Suas férias no MDL!

  • Diversão pra valer!

    Diversão pra valer!

  • Descobrir mais sobre si mesmo

    Descobrir mais sobre si mesmo

  • Tornar-se mais independente

    Tornar-se mais independente

  • Desvendar, ganhar auto-confiança

    Desvendar, ganhar auto-confiança

Perguntas e respostas frequentes - Acampamento

01- ONDE FICA O MDL? POSSO CONHECER?

O Mundo da Lua fica localizado no município de Camaçari no Litoral Norte, na zona rural de Barra do Pojuca, próximo a entrada da praia de Itacimirim, antes de Praia do Forte e depois de Guarajuba. A partir de Salvador, são aproximadamente 60 km, pela BA-099.
O MDL está aberto às visitas das famílias antes e depois do acampamento, pois acredita que assim pode ajudar na redução da ansiedade que muitas pessoas enfrentam ao enviarem seus filhos ao acampamento pela primeira vez. A criança também pode vir, para que tenha a oportunidade de conhecer todos os lugares e atrações, entrar no quarto onde vai dormir, encontrar os diretores e se familiarizar com a atmosfera do local.

Precisamos que você entre em contato pelo email ferias@mdlbahia.com.br solicitando as datas disponíveis para visita.

02- COMO FAÇO PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES E FAZER RESERVA?

Se você quiser saber algo que não encontrou no site, ou se quiser fazer sua reserva, pode ligar para nossa Central de Reservas em Salvador – tel. (71) 3033-4715 ou (71) 9650-1720 – ou mandar um e-mail para ferias@mdlbahia.com.br que responderemos com o maior prazer. Se preferir um contato pessoal antes da temporada do seu filho, por favor entre em contato para agendarmos uma reunião no escritório em SSA, com nossa diretora, ou para marcar sua visita ao MDL.

03- COMO É A SEGURANÇA NO MDL?

Todas as atividades da programação são cuidadosamente elaboradas, adequadas à idade dos participantes e desenvolvidas por profissionais treinados. Acreditamos na importância de cada detalhe a ser planejado, testado e revisado. Valorizamos e praticamos ações preventivas e de manutenção contínua para evitar acidentes. Temos salva-vidas durante o dia. A área é cercada, temos câmeras bem posicionadas e uma equipe de vigilância nas 24 horas do dia.

04- OS ACAMPANTES FAZEM A PROGRAMAÇÃO JUNTOS OU SÃO DIVIDIDOS?

É importante respeitar as diferenças e os interesses, que variam conforme a idade. Por isso há horários com atividades divididas por faixa etária, como jogos e festas. Também existem horários com atividades em que cada um escolhe aquilo de que mais gosta, não importando a idade. Ou atividades das quais todos podem participar, como um grande jogo ou uma festa. As refeições também são no mesmo horário para todos.

É importante lembrar que nas atividades que são exclusivas para uma determinada faixa etária, infelizmente não poderão ser modificadas por conta da tradição do acampamento e o objetivo da atividade.

05- MEU FILHO QUER LEVAR UM AMIGO E OS DOIS QUEREM FICAR NO MESMO QUARTO, PODE?

Acreditamos ser importante ficarem no mesmo quarto, pois amizades valem muito. Só não podemos atender aos casos em que há uma diferença muito grande de idade em relação aos demais acampantes do quarto. Na dúvida, você será consultado para a equipe do MDL tomar uma decisão acertada.
O MDL possui quartos que comportam entre 12 e 16 acampantes. As acomodações são organizadas por sexo e também por faixa etária. Os quartos são acompanhados por um ou dois membros da equipe. Nossa experiência nos mostrou que crianças e adolescentes interagem melhor e ficam mais amigos daqueles que estão no mesmo estágio de desenvolvimento emocional. Durante a temporada sempre haverá oportunidades para amigos ou parentes de diferente idades participarem de atividades gerais e, algumas vezes, até da mesma equipe.

06- COMO SÃO OS QUARTOS?

Todos os quartos do Mundo da Lua são simples, bem cuidados, todos localizados bem próximos à administração, enfermaria e restaurante. Cada quarto possui beliches com proteção lateral, ao lado temos módulos com prateleiras para os acampantes guardarem suas roupas, todos com ventiladores de parede. No banheiro temos purificador de água, sanitários em cabines individuais fechadas por porta, pias e chuveiros também individuais com água quente ou fria, que respeitam a privacidade de cada acampante.


Os quartos do Mundo da Lua comportam entre 12 e 16 acampantes do mesmo sexo e faixas etárias próximas, sempre acompanhados por monitor(a) que cuidará atentamente do grupo e ajudará na organização dos pertences, intervindo sempre que necessário. O nosso quarto tem um ambiente acolhedor e descontraído, onde os acampantes podem ser eles mesmos, na medida em que estabelecem relações mais fortes com todos os outros.

07- FAZENDO AS MALAS JUNTOS

Família: Vocês podem sugerir uma lista básica de roupas?

Nas primeiras experiências fora de casa, é importante que seu filho possa trazer um "pedacinho de sua casa" para dentro do acampamento. Por esse motivo, o Mundo da Lua está adotando essa filosofia e criando a tradição de que cada acampante traga seu travesseiro, sua roupa de cama e banho, para que ele sinta que são seus pertences e aprenda a cuidar deles adequadamente. Recomendamos que as crianças que apresentam Enurese Noturna ou que permanecerão mais de uma temporada tragam 2 jogos de roupa de cama.

Acampante:
Posso levar secador de cabelo, bóia, instrumentos musicais, revistas, livros?

O acampamento é uma ótima oportunidade para você desenvolver essa habilidade. Não se preocupe que, no início, o monitor te ajudará a organizar sua cama e também os seus objetos. Mas lembre-se de que você deve cuidar bem de suas coisas! Faça seu quarto ser o mais organizado. Você só tem a ganhar com isso!

08- MEU FILHO PODE IR MESMO SE FIZER XIXI NA CAMA?

Sim, faremos o possível para ninguém, além do monitor, perceber o xixi. Os colchões são de fácil higienização e os lençóis serão trocados. Por favor, mande um jogo de cama de reserva e anote na ficha de inscrição, para darmos uma atenção discreta.

09- MEU FILHO PODERÁ FICAR EM DUAS TEMPORADAS SEGUIDAS?

Será um prazer ter seu filho por duas temporadas seguidas. Para nós, isso significa que estamos trabalhando no caminho certo. Fique à vontade para entrar em contato com a nossa central de vendas e organizar a permanência dele na próxima temporada.

10- NESSE CASO, COMO FICARÁ A LAVAGEM DAS ROUPAS?

Não precisará colocar o dobro da quantidade de roupas na mala. Nós as lavaremos, sem custo.

11- COMO SÃO COMEMORADOS OS ANIVERSÁRIOS?

Desde o amanhecer procuramos dar uma atenção especial ao aniversariante. Fazemos um bolo gostoso para os parabéns na hora lanche ou do jantar. Provavelmente, vocês falarão com seu filho ao telefone e ele terá comemoração dupla, pois vocês também vão festejar com ele, antes ou depois da viagem.

12- QUEM CUIDARÁ DE MEU FILHO?

Tomamos muito cuidado em todos os aspectos de segurança e na escolha dos monitores, muito bem treinados e orientados para cuidar, divertir e apoiar, todos, A competência de cuidar dos acampantes de maneira responsável e carinhosa, aliada ao prazer em realizar esse tipo de trabalho, torna nossa equipe bastante especial. Temos, em média, um profissional para cada oito acampantes. Também contamos com uma equipe de coordenadores, além de uma psicóloga que cuida do contato da família com o acampante. Estamos ao lado de seu filho 24 horas por dia.

13- QUEM DORME À NOITE NOS QUARTOS?

Nossa equipe permanece com os acampantes durante a noite e os monitores estão preparados para orientar cada quarto nos preparativos para a hora de dormir e para fazer atividades tranquilas até todos adormecerem, como jogar ou contar histórias no quarto. Se alguém precisar de apoio especial, não faltará atenção. Haverá sempre um coordenador de plantão e monitores ou monitoras atentos para dormir em cada quarto masculino, ou feminino. Os monitores que dormem nos quartos trancam a porta por dentro e a guardam consigo a chave, se alguém necessitar de ajuda basta chamá-lo(a).

14- COMO É A COMIDA?

A comida é farta e variada. Temos uma equipe que prepara os mais deliciosos pratos, sempre pensando em seu filho, independentemente se ele é do tipo come de tudo ou do tipo difícil pra comer. O cardápio é bem variado, com frutas da estação, grelhados, massas, saladas, sobremesas e muito mais. São cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e um lanche leve à noite.
No Mundo da Lua os acampantes sentam e realizam as refeições juntos, sempre acompanhados pelos monitores. Cinco vezes por dia todos se encontram no restaurante para saborear refeições nutritivas e deliciosas, pensadas cuidadosamente para agradar o paladar infanto-juvenil. À noite, servimos jantares especiais, como a Noite da Pizza, Noite da Baguete ou o Jantar Tarantella.

15- MEU FILHO PODE IR MESMO COM RESTRIÇÃO ALIMENTAR?

Sim, faremos sua dieta com muito cuidado e capricho. Por favor, anote na ficha de inscrição qual é a restrição e, se achar necessário, entre em contato com a Central de Reservas para combinarmos os detalhes da alimentação especial necessária.

16- MEU FILHO NUNCA FOI A UM ACAMPAMENTO, COMO SERÁ?

Independentemente de ele já ter vindo ou não ou mesmo nunca ter acampado estaremos sempre ao lado de seu filho. O ambiente tranquilo e familiar do Mundo da Lua é ideal para crianças e jovens vivendo sua primeira experiência como acampantes. Se essa é a primeira vez que você dorme fora de casa ou se é a sua primeira vez no Mundo da Lua, você encontrará os diretores e coordenadores, além de uma equipe cuidadosa e também outros acampantes que lhe ajudarão a se adaptar ao acampamento.Entendemos que acampantes e famílias sentem emoções diversas quando é chegado o momento de ir ao acampamento pela primeira vez, por isso, preparamos esse manual com esclarecimentos para as mais frequentes dúvidas e oferecemos também referências de outras famílias parceiras, que poderão conversar e ajudar a entender melhor como se dá a dinâmica do acampamento.
Acampantes que vêm pela primeira vez ao Mundo da Lua recebem atenção e orientação especiais de nossa equipe. As duas primeiras noites são de adaptação ao ambiente e isso é mais que natural, afinal é tudo novo e desafiador. A monitoria reserva um tempo para conhecer os interesses, expectativas e receios de cada acampante, de modo que possa auxiliá-lo na construção de maior autonomia e auto-confiança em um ambiente saudável, seguro e divertido. No Mundo da Lua, todo acampante é estimulado a ser ele mesmo e é a aceitação do jeito de cada um, o que torna o MDL um lugar especial, ao qual acampantes retornam com alegria durante anos e anos.

17- E SE ELE NÃO QUISER FICAR MAIS?

Entraremos em contato com você, para entendermos melhor o momento de vida de seu filho e decidirmos, em conjunto, o que for melhor para ele. Saber quais são seus interesses é valioso, para propormos alguma atividade de que ele goste, buscando sua adaptação.
Se a decisão for voltar, pois ele terá chegado ao limite da saudade e o MDL é um espaço para ser feliz, enviaremos um mapa de acesso para que você possa buscá-lo, no dia e no horário combinados.

18- QUAL O REMÉDIO QUE MEU FILHO DEVERÁ LEVAR?

Se seu filho faz uso regular de algum medicamento, seja ele alopático ou homeopático, ou está seguindo algum tratamento específico, entregue à nossa enfermeira a receita original ou uma cópia dela no dia de embarque., bem acondicionado e na embalagem original, com nome e sobrenome em cada medicamento, além das especificações de dosagem e horários, tudo por escrito e com receita. Para facilitar, há um formulário para medicamentos junto com a orientação de embarque/desembarque, que também deverá ser entregue.

Importante: Esses medicamentos só serão administrados se forem acompanhados de receita.
OBS: Aconselhamos o uso de nécessaire para o armazenamento organizado das medicações específicas do seu filho.

Atenção Acampante!
Ajude seus pais a colocarem todos os seus remédios em nécessaires etiquetadas com seu nome. Entregue sua nécessaire a enfermeira no dia do embarque para a temporada. Peça a seus pais para checarem com ela na ficha médica (na parte de medicação regular) e detalharem a forma como cada medicamento deve ser tomado. Assim, durante a temporada, a enfermeira irá cuidar para que você tome seus remédios do modo como seus pais indicaram.- Não guardem medicamentos na mala;- Todos os medicamentos psicotrópicos, antibióticos e de uso controlado precisam ser entregues com a receita médica.- É indispensável estar com saúde no dia do embarque. Se o acampante estiver febril, ou com mal estar será bem-vindo assim que melhorar.

19- VOCÊS TEM UM MÉDICO, CASO ELE ADOEÇA OU SE MACHUQUE?

Há uma enfermeira de plantão presente durante as temporadas de férias no MDL e um ambulatório equipado, aberto nas 24 horas do dia. Caso seja necessária uma remoção, contamos com um automóvel no acampamento para emergências. Estamos preparados para qualquer emergência e faremos contato imediatamente para escolhermos o melhor local para atendimento, sempre informando a evolução do caso, assim, poderemos decidir juntos os melhores procedimentos. Não se assuste se receber um recado da nossa tentativa de contato, pois ligamos por dúvidas menores, procurando sempre trazer mais conforto para seu filho.

Em alguns casos, a enfermeira ou um médico poderão decidir que vocês precisem vir buscar seu filho. Na eventualidade de qualquer emergência médica (mesmo no caso de vocês estarem muito distantes ou incomunicáveis), a enfermeira de plantão tomará todas as decisões necessárias, conforme autorização feita por você na ficha de inscrição. Depois, ela entrará em contato e lhes dará todas as informações tão logo seja possível.

20- COMO MEU FILHO VAI PARA O MDL?

No nosso site, na página de “Inscrições”, você encontrará a ficha de "EMBARQUE" com informações do local, horários de saída e retorno. O transporte de ida e volta está incluso no valor do pacote. Os pais que preferirem levar ou buscar seu filho em veículo particular poderão, mas aconselhamos a viagem junto com o grupo para facilitar a sociabilidade dos acampantes.

OBS: Lembramos que o transporte sairá da cidade de Salvador, portanto, acampantes de outros municípios, estados ou países deverão ser levados até o nosso local de embarque. Trabalhamos com empresas de ônibus que oferecem plena segurança e toda estrutura necessária. São ônibus modelo executivo, com 50 lugares em média, TV, vídeo, toalete e cinto de segurança.

21- COM RELAÇÃO A DINHEIRO, QUANTO MEU FILHO DEVERÁ LEVAR?

O Mundo da Lua não possui cantina, nem lanchonete. Não existe nenhum momento em que os acampantes precisem de dinheiro para compra de lanches ou comidas. Todas as refeições já fazem parte do pacote de férias.

Durante a temporada, teremos à venda produtos do Mundo da Lua que variam de R$ 5,00 a R$ 35,00 (chaveiros, bonés, sandálias, sacolas, camisas etc). Caso você queira comprar alguns desses produtos, poderá levar um dinheirinho para o acampamento, e deverá entregá-lo ao monitor no dia de chegada. Esse dinheiro ficará guardado no Banco Mundo da Lua e será devolvido no último dia, caso reste algum saldo.

22- CONTATO E NOTÍCIAS DURANTE A TEMPORADA

Não há sinal de celular no MDL. Mas isso não quer dizer que seu filho ficará incomunicável. Ligações entre pais e acampantes são permitidas e às vezes necessárias, mas nem sempre recomendadas pelo nosso setor de psicologia, pois podem causar saudade e interromper a atividade que seu filho deverá estar curtindo. Seu filho poderá ligar para você, se ele quiser, mas não crie essa obrigação, pois férias são importantes. Assim, indicamos para os pais e os responsáveis o envio eventual de mensagens pelo "Fale com acampante" no nosso site ou e-mails, que serão recebidos com muita alegria e poderão ser relidos pelos acampantes. E-mail: falecomacampante@mdlbahia.com.br.

Temos uma Central de Atendimento - 71 9633-7322 ou 9723-8766 - que funciona das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 20:00 de cada dia, para a qual a família, caso necessário, pode telefonar e falar com o(a) acampante. Lembramos que muitas vezes os acampantes estarão envolvidos em atividades e não poderão atender a ligação. Nesse caso, um recado será anotado e transmitido ao acampante. Pedimos a compreensão dos responsáveis para não causarem expectativas ou ansiedade no acampante, afinal, um dos principais objetivos de tê-lo(a) enviado ao acampamento é trabalhar o desenvolvimento da autonomia, certo? Assim, é muito importante conter o excesso de zelo e a saudade para colaborar com esse processo. Se o acampante está com saudade de casa, entraremos em contato com a família para que juntos possamos auxiliar a criança, oferecendo o suporte necessário para que ela supere essa dificuldade. Nesse processo, o acampante ganha maior confiança e habilidade para enfrentar outros desafios da vida. É uma grande realização para o acampante e ele certamente colherá os frutos dessa experiência quando se tornar adulto.

O nosso site será atualizado todos os dias com muitas fotos, vídeos e notícias. A nossa equipe de produção de imagem irá atualizar o site, com vídeos, fotos e notícias do dia. Essas fotos e vídeos são diariamente colocados em nosso site na seção "Acompanhe a Temporada" e também as notícias do dia que são sempre postadas pela manhã. Como alguns são mais tímidos e "fogem" das câmeras, tiramos sempre uma foto (oficial) de cada grupo com seu monitor(a) e fotos do grupo por quarto. É importante saber que nem sempre os acampantes querem aparecer nas imagens e a nossa equipe não força a nenhum acampante para aparecer nas imagens. Quando seu filho(a) estiver aparecendo pouco, pedimos que mande mensagens para ele(a) ou nos mande uma mensagem para tentarmos encontrar um momento que ele possa sair mais nas imagens.


Mas e se ele for de avião e estiver com celular por conta da comunicação durante a viagem?

Não se preocupe: ele será devidamente recolhido e devolvido no final da temporada, o mesmo para quem levar celulares por engano. Será uma ótima oportunidade para você perceber que sobrevive muito bem sem o uso excessivo de tecnologia.




23- E SE ELE ESQUECER ALGUMA COISA NO MDL?

Convidar seu filho para arrumar as malas é a coisa certa. Assim, ele saberá o que trouxe ao acampamento. Aconselhamos e recomendamos que todos os pertences de seu filho venham identificados com o nome dele, em local visível, com tinta própria para tecido. Evitem usar siglas, pois alguns acampantes, principalmente os menores, não as reconhecem. Aconselhamos também a elaboração, junto com o acampante, de uma lista com todos os pertences que ele(a) irá levar, depois é só guardá-la em local seguro da mala. Isso irá ajudar a saber o que ele(a) levou para o acampamento no dia do retorno.

Faça o possível para não esquecer nada na hora de voltar! Mas, se você esquecer, fique tranquilo: vamos guardar para você, por 60 dias. Peça para seus pais ligarem para a coordenação. Se seus pertences forem achados nesse prazo de 60 dias, informaremos o local onde pode ser coletada.

24- INSCRIÇÕES E RESERVAS

Família: Estamos sem tempo para entrar no site. Vocês fazem reserva por telefone?

Reservem um tempo para fazer a inscrição detalhada baixando o material pelo site. A razão é simples: é fundamental que os responsáveis preencham todos os dados – especialmente os que dizem respeito a autorização do responsável, a saúde e a medicação. São detalhes importantes, que serão levados em conta pelo nosso profissional de saúde, que estará de plantão durante toda a temporada. De qualquer forma, estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida por telefone. Preencham atentamente o material de cadastro (dados pessoais, com a autorização do responsável, a forma de pagamento – à vista ou em parcelas), a ficha médica (com detalhes sobre a saúde de seu(a) filho(a)) e o contrato de prestação de serviço. Lembramos que a carteira do plano de saúde deverá ser entregue ao profissional de saúde no dia da viagem. Em seguida, vocês deverão deixar todo o material de inscrição com a opção de pagamento em nosso escritório de vendas. Na seqüência, será enviada, por e-mail, a confirmação da inscrição ou alguma observação quando ainda estiver faltando algum item solicitado para inscrição, portanto, é muito importante ler atentamente o que é preciso para efetivar a inscrição do seu filho. Se você encontrar dificuldade de vir ao nosso escritório, dispomos de serviço de motoboy por R$15,00.

Acampante: Posso saber mais sobre o Mundo da Lua visitando o site, antes de meus pais fazerem a inscrição?

Claro! Visite principalmente a nossa galeria de fotos e os nossos vídeos no YouTube. Lá, você vai encontrar todas as edições de outras temporadas e ver como tudo é divertido. Aproveite seu entusiasmo e ajude seus pais a preencher o material de cadastro.


voltartopo

Mundo da Lua Acampamento © Todos os direitos reservados. Bahia. 71 3033-4715 ou 99720-3132.