Mundo da Lua Acampamento

  • Sua escola pode oferecer mais

    Sua escola pode oferecer mais

  • Saboreando cada novo aprendizado

    Saboreando cada novo aprendizado

  • Desenvolvendo habilidades para toda a vida

    Desenvolvendo habilidades para toda a vida

  • Integrando alunos e professores

    Integrando alunos e professores

  • Estimulando a curiosidade para o aprender

    Estimulando a curiosidade para o aprender

Perguntas e respostas frequentes - Escolas

Acampamento Educativo, o que é?

O acampamento educativo é um espaço voltado para o lazer, o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças e jovens. Desde o seu projeto arquitetônico à concepção pedagógica e ampla estrutura de lazer. O MDL é o lugar onde é possível brincar, aprender, superar desafios, se divertir, fazer e fortalecer amizades, com o acompanhamento permanente e seguro de uma equipe preparada para entreter, educar e cuidar dos acampantes, respeitando suas individualidades; desde os mais pequeninos aos mais velhos, nas suas diversas demandas.

O Mundo da Lua é associado ABAE

Através da difusão e esclarecimentos de programas e conceitos referentes a Acampamentos Educativos, a ABAE acredita poder contribuir para o aprimoramento contínuo dos seus associados em aspectos básicos como: saúde, nutrição, segurança, recursos humanos, infra-estrutura de recreação e lazer.

Para a comunidade escolar e para as famílias, a ABAE pretende oferecer subsídios que auxiliem na escolha segura de um bom acampamento, tanto para viagens com grupos, como para temporadas de férias.

Conheça mais sobre a ABAE
Site: www.abae.org.br

Como devo proceder no caso de meu filho estar fazendo algum tratamento?

A equipe da escola, ou da instituição que acompanha seu filho, será responsável por ministrar algum medicamento de seu tratamento, tanto de uso contínuo como de uso eventual, juntamente com a nossa profissional de enfermagem, ou seja, sempre a nossa profissional de saúde solicitará a presença da responsável da escola para qualquer procedimento de saúde. Temos na enfermaria medicamentos mais comuns para uso eventual, que poderão ser usados, sempre de acordo com as informações passadas por você na ficha de inscrição de seu filho.
Se você enviar medicamentos, cole uma etiqueta em cada embalagem com o nome de seu filho e coloque-os dentro de um nécessaire com a explicação, por escrito, de como e quando cada medicamento deverá ser ministrado. Procure sempre enviar a receita médica ou uma cópia dela. Algumas escolas pedem para que os medicamentos sejam entregues no embarque, outras preferem que o aluno os leve na bagagem e entreguem ao professor no acampamento. O MDL sugere que a medicação seja entregue aos responsáveis da escola na hora do embarque.
Converse sobre as regras da escola de seu filho para o envio de medicamentos.

Sua boa organização ajudará para o sucesso da viagem.

Como é a comida?

A comida é farta e variada. As nossas cozinheiras preparam os mais deliciosos pratos, sempre pensando em seu filho, independentemente de ele ser do tipo come de tudo ou do tipo difícil pra comer. O cardápio é bem variado, com frutas da estação, grelhados, massas, saladas, sobremesas e muito mais. São cinco refeições por dia(na diária com pernoite): café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e o chá da noite. As refeições acontecem no restaurante, através de sistema self-service. Temos um acompanhamento sistemático dos proprietários.

Essa equipe é responsável por todas as refeições servidas no acampamento, garantindo segurança e o correto manuseio dos alimentos, possibilitando que refeições saudáves e saborosas sejam apreciadas. A equipe de monitores acompanha os acampantes durante as refeições, estimulando uma alimentação rica e nutritiva.

Como é a segurança no MDL?

Todas as atividades da programação são cuidadosamente desenvolvidas, pensadas para as diferentes idades dos participantes e executadas por monitores treinados no MDL. Valorizamos e praticamos ações preventivas e de manutenção contínua para evitar acidentes. Temos salva-vidas durante todo o dia. A área do acampamento é cercada, temos câmeras espalhadas e uma equipe de vigilância nas 24 horas do dia, treinada por empresa especializada.

Como são comemorados os aniversários?

Desde o amanhecer procuramos dar uma atenção especial ao aniversariante. Fazemos um bolo gostoso para os parabéns na hora do jantar(nos pernoites) e no lanche da tarde(nos day camp's).

O MDL abre a comunicação com os pais nesse momento, vocês falarão com seu filho ao telefone e ele terá comemoração dupla, pois vocês também vão festejar com ele, antes ou depois da viagem.

Como são os quartos?

Todos os quartos do Mundo da Lua são simples, bem cuidados, todos localizados bem próximos à administração, ambulatório e restaurante. Cada quarto possui beliches com proteção lateral, ao lado temos módulos com prateleiras para os acampantes guardarem suas roupas, todos com ventiladores de parede. No banheiro temos purificador de água, sanitários em cabines individuais fechadas por porta, pias e chuveiros também individuais com água quente ou fria, que respeitam a privacidade de cada acampante.


Os quartos do Mundo da Lua comportam entre 12 e 16 acampantes do mesmo sexo e faixas etárias próximas, sempre acompanhados por monitor(a) que cuidará atentamente do grupo e ajudará na organização dos pertences, intervindo sempre que necessário. O nosso quarto tem um ambiente acolhedor e descontraído, onde os acampantes podem ser eles mesmos, na medida em que estabelecem relações mais fortes com todos os outros.

Contatos durante a estada

Não há sinal de celular no MDL. Mas isso não quer dizer que seu filho ficará incomunicável. As regras para ligação telefônica dependem da orientação de cada escola. Verifique com os responsáveis pela organização da viagem, seja a escola ou outra instituição, qual será o procedimento para contato via telefone. O MDL não passa a ligação diretamente para o(a) aluno(a) da escola ou instituição, encaminhamos qualquer pedido de ligação que o aluno precise fazer, ou qualquer ligação recebida, para os responsáveis da escola e respeitamos os acordos de comunicação entre a escola e as famílias dos alunos.
Nosso telefone no acampamento é: 71 3125-1931 - 71 9723-8766 - 71 9633-7322.
O telefone do escritório em Salvador, que pode ser contatado no horário comercial, é 71 3033-4715.

E se minha filha esquecer alguma coisa?

Verificamos os quartos para ver se algo foi esquecido. Sempre que possível, já reunimos os achados "sem dono" para voltarem com os responsáveis da escola. Os objetos encontrados poderão ser retirados no escritório de Salvador – mas antes verifique se foi encontrado. É importante marcar o nome em todas as roupas, calçados e objetos, inclusive nos sacos de roupas sujas e molhadas. Os acampantes mais jovens às vezes não reconhecem suas roupas, nem marcação abreviada com iniciais de seu nome. A roupa do futebol na lama e do arvorismo, que fica cheia de lama, pode voltar para casa ou ser doada se for deixada no MDL. Combine com seu filho o que preferem fazer com essa roupa. Pedimos para não levar objetos de valor, como aparelho ortodôntico móvel, celular, joias, relógios caros e aparelhos eletrônicos (som, CDs, Nintendo DS, iPod, games, etc.), pois não nos responsabilizaremos por eles.

Fotos durante o programa

Máquinas fotográficas são permitidas, mas cada um é responsável pela sua, não aconselhamos por conta do tempo que será de muita diversão e a nossa equipe já estará providenciando os melhores registros. Nossa equipe tira, durante o dia, fotos que são postadas no site para dar aos pais e familiares uma ideia geral do que acontece no MDL (Não existe horário específico para as postagens). Informe-se com antecedência na escola, ou na instituição pela qual seu filho vai viajar, qual é o login e a senha para conferir as fotos da temporada no site mdlbahia.com.br. Nosso objetivo não é fazer um registro fotográfico completo, mas dar algumas pinceladas do que acontece. Alguns acampantes apreciam tirar fotos, outros se desviam do fotógrafo ou preferem aproveitar as atividades, sem perder um segundo sequer com fotos. Por isso não estranhe se encontrar seu filho em apenas uma ou duas fotos. Todos serão muito bem atendidos e acompanhados, independentemente de aparecerem nas fotos.

Meu filho pode ir mesmo com restrição alimentar?

Sim, faremos sua dieta com muito cuidado e capricho. Por favor, anote na ficha de inscrição qual é a restrição e informe o responsável pela organização da viagem, da escola. Quanto mais tempo tivermos para os preparativos, melhor atenderemos seu filho.

Meu filho pode ir mesmo se fizer xixi na cama?

Sim, faremos o possível para ninguém, além do monitor, perceber o xixi. Os colchões são de fácil higienização e os lençóis serão trocados. Por favor, mande um jogo de cama de reserva e anote na ficha de inscrição, ou avise o responsável da escola, para darmos uma atenção discreta.

Meu filhou gostou do MDL e quer voltar nas férias

Será um prazer ter seu filho nas férias. Para nós isso significa que estamos trabalhando no caminho certo.
Oferecemos temporadas semanais de férias nos meses de janeiro, junho, para crianças e jovens entre 6 e 16 anos. Ele poderá vir sozinho ou com amigos. É uma ótima solução para pais que têm outros compromissos e não podem tirar férias tão longas quanto as dos filhos, e para os filhos se divertirem num espaço seguro, saudável e muito agradável.

Minha filha nunca foi a um acampamento. Ela terá um acompanhamento?

Independentemente de ele já ter vindo ou não ao MDL, ou mesmo nunca ter viajado sem a família, estaremos sempre ao lado de seu filho. No caso de acampantes de primeira viagem, observaremos seu filho de perto, acompanhando sua adaptação ao espaço e à programação. Seu filho estará viajando acompanhado por responsáveis da escola que você escolheu para ele e enfrentando situações novas adequadas à idade dele. É uma experiência compartilhada com colegas que ele já conhece. Observamos o apoio que os colegas costumam demonstrar: alguns têm mais facilidade para certos desafios – como dormir longe de casa –, outros têm facilidade para organizar seus pertences e assim eles se ajudam. Estaremos atentos e trabalhando, para ver seu filho feliz, seguro e saudável.

Minha filha precisa levar algum dinheiro?

Todas as atividades e a alimentação já estão inclusas no pacote. Além disso, não temos lanchonete ou cantina que venda salgadinhos e guloseimas, porque ele não terá tempo de sentir fome – serão várias refeições durante o dia. Seu filho só precisará de dinheiro se ele quiser comprar uma lembrança, como uma camiseta, em nossa lojinha, mas só para isso. Neste caso, converse na escola para saber se ele terá acesso à lojinha e qual o valor que a escola acha adequado levar.

O que levar para o acampamento?

Roupa de Cama
1 cobertor forte
1 travesseiro
1 fronha de travesseiro
1 jogo de lençol
1 pijama

Banho e Piscina
1 toalha de banho
1 toalha de rosto
1 par de chinelos tipo “havaianas”
1 roupão (opcional)
1 toalha para piscina
1 maiô ou biquini


Vestuário Diário
2 camisetas
1 calça compridas quente
1 blusa de moleton quente
2 shorts ou bermudas
3 pares de meias esportivas
1 par de tênis
Calcinhas /soutiens ou cuecas
em número superior a 3
Roupa velha para trilha
1 boné
1 par de chuteiras (opcional)
1 roupa para discoteca
Para uso pessoal
1 lanterna com pilhas
1 saco para roupa suja
sabonete e saboneteira
desodorante
creme dental e escova de dentes
shampoo e condicionador
pente ou escova de cabelos
protetor solar fator 30 ou mais
manteiga de cacau
secador de cabelos 220v (opcional)
lista do que tem na mala
cantil
repelente (indispensável)

Algumas recomendações para os acampantes de primeira viagem:

O MDL indica aos pais a identificação dos pertences para evitar extravios. Sugerimos o uso da caneta para tecido. Para eficácia da aplicação, sugere-se fazer isso com, no mínimo, 24 horas de antecedência ao embarque.

Não nos responsabilizamos e pedimos pra não levar objetos de valor como: aparelho ortodôntico móvel, celular, som, CDs, aparelhos eletrônicos, jóias, relógio etc.


Nossas refeições são saborosas, fartas e variadas, não temos cantina para venda de lanches.

Temos produtos a venda na nossa lojinha, que variam de R$ 5,00 a R$ 35,00.

Se estiver fazendo algum tratamento, lembre-se de levar a medicação e entregar aos responsáveis pela escola.

É indispensável estar com saúde no dia do embarque.

Contatos telefônicos entre pais e a coordenação da escola, para saber como vai seu filho(a), são permitidos pelo telefone: (71) 3179-3656, mas devem ser feitos em caso de necessidade apenas. Lembramos que nem sempre os educadores estarão por perto da administração, pois na maioria dos casos eles precisam deixar de acompanhar as atividade para falar ao telefone.

São disponibilizadas fotos dos acampantes diariamente, utilize o seu login e senha para acompanhar.

Boa viagem!

Outras escolas estarão na mesma data do meu filho(a)?

Aceitamos, na mesma data, escolas com alunos da mesma faixa etária e com perfil compatível.

Algumas atividades são em conjunto, outras separadas por escola. Se houver outros chalés vagos na mesma data será possível haver outras escolas, isso dependerá muito da quantidade de alunos que sua escola estiver levando para o MDL.

Qualquer dúvida, você pode ligar para o nosso escritório em salvador.

Por que levar seus alunos ao Acampamento?

A oportunidade de acampar estimula a imaginação e a organização do aluno.

Mesmo antes de chegar ao acampamento, o aluno se envolve e se prepara para acampar. Neste processo, planejamentos e expectativas são experimentados de forma saudável e prazerosa, afinal de contas, dias de intensa alegria e aprendizado estão por vir.

Quando chega ao MDL, alunos e educadores constatam que acampar vai muito além de realizar um passeio. Significa uma rica oportunidade de desenvolvimento de autonomia e responsabilidade, de acordo com o seu ritmo e faixa etária. Significa a possibilidade de aprender a conviver em grupo, aceitar as diferenças e defender aquilo que lhe é de princípio. Acreditar e investir nessa experiência faz bem ao aluno, que aprende se divertindo; faz bem à escola, que encontra condições favoráveis para observar e interagir com o grupo, numa perspectiva distinta da sala de aula. É a possibilidade de criar vínculos fortes e duradouros, que trarão frutos positivos para educadores e alunos.


Entenda como o MDL pode ajudar a sua escola a oferecer ainda mais:

-Integrar alunos e turmas;
-Fortalecer vínculos entre professores e alunos;
-Favorecer aprendizagens significativas de forma diferenciada;
-Oferecer momentos de intensa alegria e diversão em contato com a natureza;
-Realizar confraternizações;
-Promover formaturas especiais para turmas de 5º e 9º ano.


Posso criar um projeto e realizá-lo no MDL?

Sim, professor.

Será o maior prazer construir junto com a escola, projetos que atendam às necessidades pedagógicas do currículo.

Entre contato conosco e saiba mais detalhes.

Quem cuidará da minha filha?

Tomamos muito cuidado em todos os aspectos de segurança e na escolha dos monitores, todos muito bem preparados e orientados para cuidar, divertir e apoiar. Há um monitor para cada dez acampantes, em média, uma enfermeira 24h, somente para os trabalhos com pernoite, além dos responsáveis da escola e da nossa equipe de coordenação, sempre presente.

Quem dorme à noite nos quartos com os alunos?

Os organizadores da viagem, da escola, definem se os acampantes dormirão acompanhados somente dos nossos monitores ou também com a presença de professores. Nossa equipe está disponível durante o dia e a noite. Nossos monitores são preparados para orientar os alunos nos preparativos para a hora de dormir e para fazer atividades tranquilas no chalé até todos adormecerem, como jogar ou contar histórias. Se alguém precisar de apoio especial, não faltará atenção. Haverá sempre um coordenador e uma enfermeira(somente nos trabalhos com pernoite) de plantão, ou se necessário os responsáveis da escola serão chamados para ajudar.

Se nosso filho adoecer ou se machucar, que providências serão tomadas? Seremos informados?

Temos uma enfermaria bem equipada para atendimentos mais simples e um profissional de enfermagem 24h nos trabalhos com pernoite. Sempre que necessário, um responsável pelo MDL ou o responsável pela escola vão acompanhar seu filho nesses casos. Caso seja necessária uma remoção, contamos com carro de apoio no acampamento. Nesses casos, o responsável da escola fará contato, procurando, sempre que possível, resolver a situação juntamente com a família.

Não se assuste se receber um recado que tentamos contato, pois ligamos por dúvidas menores, procurando sempre trazer mais conforto para seu filho.
voltartopo

Mundo da Lua Acampamento © Todos os direitos reservados. Bahia. 71 3033-4715 ou 99720-3132.